COMO ESPECIFICAR BARRAS DE APOIO PARA BANHEIROS PNE?

Quando o assunto é Banheiro Acessível – tanto públicos quanto privados – necessitam de atenção redobrada. Para que esses espaços possam ser usados com segurança, independentemente de idade, estatura ou condições físicas, uma série de materiais deve constar no projeto, com destaque para as barras de apoio.

“As Barras de Apoio devem estar sempre presente, entretanto, sua simples existência não torna o banheiro acessível. É preciso, por exemplo, cuidado com a posicionamento das Barras de Apoio respeitando as cotas de instalação, para que o espaço reservado à transferência da cadeira de rodas para o assento sanitário e vice-versa seja o mesmo estipulado pela NBR 9050 da ABNT.

Para Tanto,arquitetos e instaladores, quando forem especificar e posicionar as barras de apoio, devem consultar e atender ao especificado na Norma Oficial de Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, elaborada pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, de número NBR 9050, em vigor desde 2004, que contempla todas as informações necessárias para a correta elaboração do projeto.

 

Comments are closed.