O que são Banheiros Adaptados?

Banheiros adaptados são aqueles banheiros transformados para atender todos aquelas pessoas que utilizem cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses e também a quem precisa de apoio, como idosos, crianças, gestantes e obesos.

 

É um numero muito grande, essas pessoas que necessitam de um banheiro adaptado, e esse banheiro deve seguir uma orientação, uma norma de execução, para que ele venha a cumprir o desejado, sem colocar em risco, seus usuários.

Veja como montar um banheiro para portadores de necessidades especiais:

 

Norma de Acessibilidade NBR 9050

Bacia com altura inferior. Consulte sempre a norma completa NBR 9050 de Acessibilidade.

Quando a bacia tiver altura inferior à estipulada em 7.3.1.3, deve ser ajustada de uma das seguintes formas:

a) Instalação do sóculo na base da bacia, devendo acompanhar a projeção da base da bacia não ultrapassando em 0,05 m o seu contorno, conforme a figura 121.

b) Utilização de assento que ajuste a altura final da bacia para a medida estipulada em 7.3.1.3.

Obs.: É muito importante, sempre consultar a Norma NBR 9050 antes de projetar ou executar um banheiro para deficiente. Qualquer dúvida também pode entrar em contato com a MIL ASSENTOS no Telefone (11) 3032-0074, que dispões de produtos e pessoal especializado em barras de apoio e acessibilidade.

Altura de Instalação. Consulte sempre a norma completa NBR 9050 de Acessibilidade.

a) Altura máxima é de 46 cm com o assento sanitário de banheiro. (Nem sempre é necessário trocar o vaso, pois pode-se usar um elevador de bacia, também chamado de ASSENTO ELEVADO ou ASSENTO DE ELEVAÇÃO).

b) Para se determinar o seu elevador de Bacia, subtraia de 46 cm de altura da sua bacia atual e contate a MIL ASSENTOS que irá orientá-lo sobre a disponibilidade deste assento elevado.

Obs.: Não troque seu vaso antes de tentar esta solução. Não desperdice seu dinheiro!
Altura de instalação

As bacias sanitárias devem estar a uma altura entre o,43 m e 0,45 m do piso acabado, as medidas a partir da borda superior, sem o assento. Com o assento, esta altura deve ser de no máximo 0,46 m, conforme as figuras 119 a 121.

Obs.: É muito importante, sempre consultar a norma NBR 9050 antes de projetar ou executar um banheiro para deficiente. Disponibilizamos aqui um endereço para consulta da norma ABNT NBR 9050:

http://www.mpdft.gov.br/sicorde/NBR9050-31052004.pdf

 

Localização das barras de apoio.

A localização das barras de apoio deve atender às seguintes condições:

a) junto à bacia sanitária, na lateral e no fundo, devem ser colocadas barras horizontais para apoio e transferência, com comprimento mínimo de 0,80 m, a 0,75 m de altura do piso acabado (medidos pelos eixos de fixação). A distância entre o eixo da bacia e a face da barra lateral ao vaso deve ser de 0,40 m, estando esta posicionada a uma distância mínima de 0,50 m da borda frontal da bacia. A barra da parede do fundo deve estar a uma distância máxima de 0,11 m da sua face externa à parede e estender-se no mínimo 0,30 m além do eixo da bacia, em direção à parede lateral, conforme figura 116:

b) Na impossibilidade de instalação de barras nas paredes laterais, são admitidas barras laterais articuladas ou fixas (com fixação na parede de fundo), desde que sejam observados os parâmetros de segurança e dimensionamento estabelecidos conforme 7.2.4, e que estas e seus apoios não interfiram na área de giro e transferência. A distância entre esta barra e o eixo da bacia deve ser de 0,40 m, sendo que sua extremidade deve estar a uma distância mínima de 0,20 m da borda frontal da bacia, conforme figura 117:

 

c) no caso de bacias com caixa acoplada, deve-se garantir a instalação da barra na parede do fundo, de forma a se evitar que a caixa seja utilizada como apoio. A distância mínima entre a face inferior da barra e a tampa da caixa acoplada deve ser de 0,15 m, conforme figura 118.

Obs.: É muito importante, sempre consultar a Norma NBR 9050 antes de projetar ou executar um banheiro para deficiente. Qualquer dúvida também pode entrar em contato com a MIL ASSENTOS no Telefone (11) 3032-0074, que dispões de produtos e pessoal especializado em barras de apoio e acessibilidade.

Comments are closed.