Dia do Idoso é Hoje!. A idade aumenta e os cuidados também

 

Dia do Idoso chama a atenção para a qualidade de vida nesta faixa etária

A chamada “melhor idade” segundo o calendário de datas comemorativas do Ministério da Saúde é em 27 de fevereiro e marca o zelo que se deve ter com os idosos. Tamanha preocupação é porque a qualidade de vida depois dos 65 anos é um fator importante para se manter a saúde.

A casa comum do morador idoso deve sofrer adaptações, para evitar as quedas, que são muito mais comuns do que muitos pensam. As estatísticas comprovam que 30% dos idosos saudáveis caem pelo menos uma vez por ano.

Reparem agora o que revelam as estatísticas

Os principais lugares a fazerem vítimas são o banheiro ou no trajeto do quarto até ele. 

Sendo assim, A LÓGICA E A INTELIGÊNCIA deduzem que esses cômodos merecem maior atenção.

Portanto, deve-se fazer alterações sensíveis na residência onde os idosos estão habitando.

  1. Deve-se ter uma boa iluminação, sempre deixando uma luz acesa no caminho do quarto até o banheiro – durante a noite – para evitar quedas.
  2. Deve-se ter barras de apoio ao lado do vaso sanitário, pois é muito comum o idoso cair ao se sentar ou ao se levantar do vaso sanitário.
  3. Deve-se ter barras de apoio dentro do boxe, onde ocorre o maior numero de quedas pelo escorregamento.
  4. Deve-se ter uma cadeira de banho ou banqueta de banho, simples, de plástico, com borrachas nas ponta dos pés. De preferência o idoso deve tomar banho sentado nesta cadeira ou banqueta.
  5. Deve-se abolir escadas , é muito importante, porém se não for possível, o recomendável é que tenham corrimões.
  6. Deve-se ter distribuir os móveis de forma a não atrapalhar a passagem.
  7. Deve-se abolir os tapetes, ou então, que eles sejam fixados no chão, para evitar possíveis escorregões.
  8. Deve-se adaptar a cama e o sofá a uma altura que permita apoiar bem os pés ao levantar.
  9. Deve-se usar sapatos baixos com sola de borracha e evitarr salto alto e chinelos,
  10. Deve-se CUIDAR DO IDOSO, também com cuidados como,
  11. Deve-se estabelecer uma rotina para que o idoso tenha mais qualidade de vida.
  12. Deve-se RESERVAR um tempo para banho de sol.
  13. Deve-se RESERVAR um tempo para as atividades físicas.
  14. Deve-se RESERVAR um tempo para as atividades intelectuais.
  15. Deve-se RESPEITAR o horário de tomar as medicações.
  16. Deve-se EVITAR a automedicação.
  17. Deve-se RESPEITAR o horário de tomar as refeições.
  18. Deve-se RESPEITAR o horário de beber água.
  19. Deve-se SEMPRE beber água de duas em duas horas.
  20. Por último, insistimos que prevenir é melhor que remediar. A família deve cuidar dos idosos, pois foram eles que cuidaram da família por muito tempo e com toda a dedicação!
  21. A Mil Assentos em Pinheiros SP Capital tem tudo para adaptar um banheiro para Idoso.

 

Quantos Banheiros para Cadeirante são necessários em uma Edificação?

Quantidade de banheiros adaptados necessários:

  • 1- Em Edificações Públicas: do numero total de vasos sanitários nos banheiros, devem ser destinados 5% deles para Portadores de Necessidades Especiais.
  • Atentar que se deve ter no MÍNIMO UM banheiro acessível para cada sexo, nos pavimentos onde tiver sanitário.
  • Caso seja uma adaptação de banheiros já existentes (não seja uma construção nova), deverá ter um por pavimento, onde houver ou onde a legislação obrigar a ter sanitários;
  • 2- Em Condomínios e Edificações Privados, em áreas de uso comum: do numero total de vasos sanitários nos banheiros, devem ser destinados 5% deles para Portadores de Necessidades Especiais.
  • Caso a edificação já for existente, será obrigatória uma unidade.
  • Caso a edificação passar por reforma ou ampliação, então devem ser destinados 5% do total de cada peça sanitária, sendo no MÍNIMO UM por pavimento, no pavimento que existir sanitário.
  • Em Edificações Coletivas: Caso a construção seja nova, deverá prever 5% do total das peças sanitárias, com, no MÍNIMO UM em cada pavimento, onde houver sanitário.
  • Se a edificação já for existente, deverá se destinar no MÍNIMO UMA unidade adaptada onde houver sanitários.
  • Caso a edificação passar por reforma ou ampliação, então devem ser destinados 5% do total de cada peça sanitária, sendo no MÍNIMO UM por pavimento, no pavimento que existir sanitário.
  • e
  • não
  • deixe
  • de pensar
  • que em Residencias
  • também é importante ter
  • banheiros acessíveis para
  • idosos, crianças e obesos.
  • para segurança e conforto dos
  • moradores, lembrando sempre que:
  • PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR!

 

Onde são necessários banheiro? Onde são obrigatórios?

Aonde os banheiros adaptados são necessários?

Os banheiros acessíveis são obrigatórios em:

1- Condomínios e Edificações Privadas de uso comum (como em edifícios residenciais – em locais como salões de festa).

2- Edificações públicas (do governo ou que trabalhem para este).

3- Edificações coletivas (hotéis, locais esportivos, religiosos, prestadoras de serviços, etc).

Barra de Apoio para Chuveiro – Boxe para Banho Deficiente ou Cadeirante.

7.3.4.4 Barras de apoio

Os boxes para chuveiros devem ser providos de barras de apoio verticais, barras de apoio horizontais ou barras de apoio em “L”.

Na parede de fixação do banco deve ser instalada uma barra vertical com altura de 0,75 m do piso acabado e comprimento mínimo de 0,70 m, a uma distância de 0,85 m da parede lateral ao banco.

Na parede lateral ao banco devem ser instaladas duas barras de apoio, uma vertical e outra horizontal ou, alternativamente, uma única barra em “L”, obedecendo aos seguintes parâmetros:

a) barra vertical – com comprimento mínimo de 0,70 m, a uma altura de 0,75 m do piso acabado e a uma distância de 0,45 m da borda frontal do banco;

b) barra horizontal – com comprimento mínimo de 0,60 m, a uma altura de 0,75 m do piso acabado e a uma distância máxima de 0,20 m da parede de fixação do banco (figuras 128 a 130);

c) barra em “L” – em substituição às barras vertical e horizontal, com segmentos das barras de 0,70 m de comprimento mínimo, a uma altura de 0,75 m do piso acabado no segmento horizontal e a uma distância de 0,45 m da borda frontal do banco no segmento vertical.

Para qualquer outros esclarecimentos podem ligar para os especialistas da Mil Assentos que estarão ao seu dispor para quaisquer dúvidas no fone 11-3032.0074 ou vá até Pinheiros SP na Av, Pedroso de Morais, 359; e veja todas estas peças montadas em exposição e como se monta um banheiro acessível adaptado para deficiente físico.

Chuveiro para Deficiente.

O chuveiro deve ser equipado com desviador para ducha manual e o controle de fluxo (ducha/chuveiro) deve ser na ducha manual. Os registros ou misturadores devem ser do tipo alavanca, preferencialmente de monocomando, e ser instalados a 0,45 m da parede de fixação do banco e a uma altura de 1,00 m do piso acabado. A ducha manual deve estar a 0,30 m da parede de fixação do banco e a uma altura de 1,00 m do piso acabado, conforme figuras 128 a 130.

Para qualquer outros esclarecimentos podem ligar para os especialistas da Mil Assentos que estarão ao seu dispor para quaisquer dúvidas no fone 11-3032.0074 ou vá até Pinheiros SP na Av, Pedroso de Morais, 359; e veja todas estas peças montadas em exposição e como se monta um banheiro acessível adaptado para deficiente físico.

Barras de Apoio pela Norma de Acessibilidade NBR 9050.

Acessibilidade: Barras de Apoio

As Barras de Apoio Mil Assentos passam por um rigoroso processo de fabricação, obedecendo os padrões de qualidade e resistência. Elas foram desenvolvidas para atender a norma técnica ABNT NBR 9050/2004, em todos os quesitos.

Norma Técnica ABNT NBR 9050 – Clique aqui para visualizar.

Indicações:

Paraplegia e Geriatria. Proporcionar estabilidade e conforto para pessoas que necessitam de um auxílio para se movimentar durante o banho em casa ou no uso do vaso sanitário.

 

BARRA DE APOIO DE TODOS OS TIPOS

comprar barra de apoio, barra de apoio mil assentos, alarme banheiro mil assentos, mil assentos 11-3032-0074, mil assentos em pinheiros, 1000assentos barra de apoio, tudo para i dosos, banho idoso, banqueta idoso, idoso cadeira de banho, banheiro completo pne na mil assentos,

Mil assentos em pinheiros, são paulo, fone 11-3032.0074, tem tudo para um banheiro acessível completo adaptado para PNE, deficiente, cadeirante ou idoso.
Todos os produtos e acessórios para banheiro pne, disponíveis de pronta entrega, são fabricados conforme a norma nbr 9050, dentro de todas as normativas da Anvisa e do Ministério Publico.

barra apoiobarra apoio brancaBarra apoio douradabarra apoio idosobarra apoio idososbarra apoio inóxbarra apoio phdbarra apoio retabarra de apoiobarra de apoio articulada,barra de apoio banheirobarra de apoio boxbarra de apoio com ventosasBarra De Apoio Decabarra de apoio docolBarra de apoio douradabarra de apoio idosobarra de apoio idososBarra De Apoio Inoxbarra de apoio jackwalbarra de apoio kellybarra de apoio milassentosbarra de apoio para banheirobarra de apoio para banheiro alturabarra de apoio para banheiro pvcBarra de Apoio para BoxBarra de Apoio para Box Lado DireitoBarra de Apoio para Box Lado Esquerdobarra de apoio para caixa acopladabarra de apoio para caixa de descargabarra de apoio para idosoBarra De Apoio Para IdososBarra de apoio para lavatório celite de cantoBarra de apoio para lavatório DECA de canto L76Barra de apoio para lavatório DECA L 51Barra de apoio para lavatório DECA L 510,Barra de apoio para lavatório IZY DECA L de cantobarra de apoio para sanitario elevadobarra de apoio para vaso sanitariobarra de apoio phdbarra de apoio pinheirosbarra de apoio preçobarra de apoio preçosbarra de apoio pronta entregabarra de apoio retabarra de apoio sicmolbarra de apoio sucçãobarra de banheiro para idososBarra De SegurançaBarra De Segurança Para Banheiro,Barra douradabarra phdbarra retabarras apoioBarras apoio douradabarras apoio idosobarras apoio idososbarras apoio phdbarras apoio retabarras de apoiobarras de apoio decabarras de apoio docolBarras de apoio douradabarras de apoio idosobarras de apoio idososbarras de apoio milassentosbarras de apoio para banheiro jackwalbarras de apoio para banheiro preçobarras de apoio para banheiro rjBarras De Apoio Para Deficientebarras de apoio para deficientesbarras de apoio para idososbarras de apoio phdbarras de apoio preçobarras de apoio retasBarras De Segurança Para IdososBarras douradabarras para banheiro de deficientesbarras phdbarras retas

 

 

 

 

 

BANHEIRO PNE; DIMENSÕES IMPORTANTES.

PORTA NBR9050,BOX NBR9050, LAVATORIO NBR9050, SANITARIO NBR9050, Mil assentos em pinheiros, são paulo, fone 11-3032.0074, tem tudo para um banheiro acessível completo adaptado para PNE, deficiente, cadeirante ou idoso. Todos os produtos e acessórios para banheiro pne, disponíveis de pronta entrega, são fabricados conforme a norma nbr 9050, dentro de todas as normativas da Anvisa e do Ministério Publico.

 

 

 

 

 COMO INSTALAR BANHEIRO ACESSÍVEL PNE ADAPTADO PARA DEFICIENTE CADEIRANTE E IDOSO:

 

 

VEJAM NO LINK:

http://www.meubanheiro.com.br/categories/Acessibilidade/

 

Barras de apoio para deficiente cadeirante, como instalar.

Sanitário para deficiente pne, como instalar.

Barras de apoio para vaso sanitário cadeirante pne, como instalar.

Chapas inóx para porta banheiro acessível pne, como instalar.

Lavatório para deficiente pne, como instalar.

Barras de apoio para lavatórios deficiente pne, como instalar.

Banco articulado retrátil para box nbr 9050 acessível deficiente cadeirante, como instalar.

Box para chuveiro e ducha em Banheiro Acessível adaptado para deficientes e cadeirantes.

Box para chuveiro e ducha em Banheiro Acessível adaptado para deficientes e cadeirantes.

Para boxes de chuveiros deve ser prevista área de transferência externa ao boxe, de forma a permitir a aproximação paralela, devendo estender-se no mínimo 0,30 m além da parede onde o banco está fixado, sendo que o local de transposição da cadeira de rodas para o banco deve estar livre de barreiras ou obstáculos. Quando houver porta no boxe, esta não deve interferir na transferência da cadeira de rodas para o banco e deve ser de material resistente a impacto.

box.jpg

 

Dimensões mínimas

 As dimensões mínimas dos boxes devem ser de 0,90 m por 0,95 m.

Os boxes devem ser providos de banco articulado ou removível, com cantos arredondados e superfície antiderrapante impermeável, ter profundidade mínima de 0,45 m, altura de 0,46 m do piso acabado e comprimento mínimo de 0,70 m, conforme figuras 128 a 130. Recomenda-se banco do tipo articulado para cima. O banco e os dispositivos de fixação devem suportar um esforço de 1,5 kN.

 

Barras de apoio

 Os boxes para chuveiros devem ser providos de barras de apoio verticais, horizontais ou em “L”.

Na parede de fixação do banco deve ser instalada uma barra vertical com altura de 0,75 m do piso acabado e comprimento mínimo de 0,70 m, a uma distância de 0,85 m da parede lateral ao banco.

Na parede lateral ao banco devem ser instaladas duas barras de apoio, uma vertical e outra horizontal ou, alternativamente, uma única barra em “L”, obedecendo aos seguintes parâmetros:

a)      barra vertical – com comprimento mínimo de 0,70 m, a uma altura de 0,75 m do piso acabado e a uma distância de 0,45 m da borda frontal do banco;

b)     barra horizontal – com comprimento mínimo de 0,60 m, a uma altura de 0,75 m do piso acabado e a uma distância máxima de 0,20 m da parede de fixação do banco.

c)      barra em “L” – em substituição às barras vertical e horizontal, com segmentos das barras de 0,70 m de comprimento mínimo, a uma altura de 0,75 m do piso acabado no segmento horizontal e a uma distância de 0,45 m da borda frontal do banco no segmento vertical.

box-2.jpg

 

 

 

 

BANHEIRO DE DEFICIENTE: QUAL O TAMANHO DA PORTA?

BANHEIRO DE DEFICIENTE: QUAL O TAMANHO DA PORTA.

As portas, inclusive de elevadores, devem ter um vão livre mínimo de 0,80 m e altura mínima de 2,10 m. Em portas de duas ou mais folhas, pelo menos uma delas deve ter o vão livre de 80cm

porta-1.jpg.

As portas devem ter condições de serem abertas com um único movimento e suas maçanetas devem ser do tipo alavanca, instaladas a uma altura entre 0,90 m e 1,10 m. Quando localizadas em rotas acessíveis, recomenda-se que as portas tenham na sua parte inferior, inclusive no batente, revestimento resistente a impactos provocados por bengalas, muletas e cadeiras de rodas, até a altura de 0,40 m a partir do piso.

As portas de sanitários, vestiários e quartos acessíveis em locais de hospedagem e de saúde devem ter um puxador horizontal, associado à maçaneta. Deve estar localizado a uma distância de 10 cm da face onde se encontra a dobradiça e com comprimento igual à metade da largura da porta. Em reformas sua utilização é recomendada quando não houver o espaço exigido.